segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ahmadinejad: "persona non grata" / Artigo de Netanyahu sobre a “Rio+20”

 
ALEF News: Israel e o mundo judaico: http://www.alefnews.com.br
 
Ano 17 | Edição 1.666 | 18 de junho de 2012 | Segunda-feira
Direção: Mauro Wainstock e Tania W. Benchimol
 
     
 
 
 
 
 
 
Ahmadinejad: "persona non grata"
Integrantes de cerca de 30 movimentos sociais e religiosos protestaram ontem (dia 17 de junho) contra a presença do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad na "Rio+20". A vereadora Teresa Bergher, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, revelou que vai propor um projeto de lei para considerar Ahmadinejad "persona non grata" na capital fluminense. O prefeito Eduardo Paes tinha previsto inaugurar uma réplica das "Colunas de Persépolis", doada pelo Irã ao Rio de Janeiro, mas preferiu cancelar.
Em São Paulo, os manifestantes se reuniram na Praça dos Arcos, no final da Avenida Paulista.
No Rio de Janeiro, a concentração foi na orla de Ipanema. Os cartazes divulgavam frases como: "Desrespeito aos direitos humanos não se sustenta", "Homofobia não se sustenta", "Intolerância religiosa não se sustenta" e "Negar o Holocausto não se sustenta". Nas camisetas, o destaque foi a afirmação "Negar o Holocausto é o mesmo que negar a escravidão no Brasil".
Comente - Envie sua opinião por e-mail ou poste sua mensagem no Facebook.
Anuncie - Mensalmente, o ALEF News envia notícias para 1,2 milhão de e-mails de assinantes em 40 países. Os disparos da "newsletter" ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras. Para ver uma apresentação e anunciar no ALEF News: acesse aqui.
 
 
 
 
 
 
 
Tel-Aviv reaproveita 100% da água utilizada – Na cidade, toda a água suja é transformada em própria para consumo. Não é mágica: o esgoto é bombeado para dentro da terra, onde passa por tratamentos físicos, químicos e biológicos, e de onde é retirado para ser encaminhado por cerca de 100 quilômetros em tubulações ao deserto de Neguev, onde muitas plantações são irrigadas. Quase todo o processo passa por Shafdan, a maior estação de tratamento do Oriente Médio - um exemplo para todo o mundo de como um país que luta contra a escassez de água pode usar esse recurso de maneira sustentável.
Empresa israelense ApiFix desenvolve implante capaz de corrigir a escoliose de forma menos invasiva - O dispositivo pode ser implantado por meio de um procedimento simples minimizando riscos, o tamanho da cicatriz, o tempo de recuperação e os custos. O implante incorpora um mecanismo de catraca em miniatura que permite corrigir a deformação na coluna vertebral em questão de meses. Ao invés da técnica atual de fusão de várias vértebras usando uma média de 20 parafusos de osso, o método ApiFix utiliza apenas dois parafusos para fixar uma pequena haste de titânio expansível na espinha dorsal da coluna, implantado por uma pequena incisão. Um mecanismo de controle permite que o cirurgião bloqueie ou desbloqueie a haste da agulha através de um procedimento para permitir correções adicionais (Fonte: Cambici).
Israelense é campeão da maior série de poker do mundo - Até poucos meses atrás, Clifford Goldkind, hoje com 24 anos, era mais um jovem entre outros milhares no exército israelense. Hoje, é um campeão da maior série de poker do planeta. Ele cravou o Evento 19 da WSOP 2012, US$1.500 No Limit Hold'em, e faturou US$559.514. Apesar de ter nascido em Israel, vive nos EUA desde pequeno. Ele não tinha obrigação de servir o Exército, mas o fez como voluntário. "Em Israel, todo homem de 18 anos, e toda mulher de 19, é obrigado a servir o Exército, e eu senti que também tinha essa responsabilidade", afirmou o campeão. Após deixar as forças armadas do seu país, começou a se dedicar ao poker e, agora, conseguiu sua primeira grande conquista. Para vencer o Evento 19, superou um field com 2.302 inscritos e uma mesa final com jogadores bastante experientes.
Lançado livro "Estudos Judaicos: Shoá, o mal e o crime" – Trata-se de um conjunto de ensaios organizado por Lyslei Nascimento e Julio Jeha que oferece várias análises sobre o Holocausto, assinadas por especialistas: Berta Waldman (USP), Elcio Cornelsen (UFMG), Emília Amaral (USP), Luis Krausz (USP), Luiz Nazario (UFMG), Lyslei Nascimento (UFMG), Márcio Seligmann-Silva (UNICAMP), Moacyr Scliar, Nancy Rozenchan (USP), Renato Pfeffer (FUMEC), Ricardo Forster (UBA), Saul Kirschbaum (USP), Sofia Débora Levy (UFRJ), Vívien Gonzaga e Silva (UFMG). A obra pode ser adquirida na Editora Humanitas: acesse aqui.
Midrash Centro Cultural promove evento "Caso Rosenberg: 60 anos" - Pela primeira vez, o filho do casal Ethel e Julius Rosenberg, o advogado e antropólogo Robert Meeropol, analisa o caso no Brasil. Ele vai comentar os desdobramentos e fazer novas revelações do que foi chamado de "o crime do século XX", quando seus pais foram mortos em cadeira elétrica nos EUA, em 1953. Serão dois encontros: nos dias 18 e 19 de junho. As datas não poderiam ser mais significativas, já que acontecem na véspera e no dia em que aconteceu a execução do casal, há 59 anos. Os eventos começam com a exibição de filmes sobre o caso, seguidos de palestras (em inglês). No final, ele vai autografar seu livro "Uma execução na família" (Editora Casa Amarela). O caso mobilizou a opinião pública mundial, levantando protestos de personalidades como Albert Einstein, Pablo Picasso e Bertolt Brecht. "Um linchamento legalizado que mancha de sangue toda uma nação", afirmou Jean Paul Sartre na ocasião. Embora eles tenham sido executados há seis décadas, surpreendentes informações continuam a emergir, transformando as verdades sobre o que realmente aconteceu nesse caso emblemático.
Comente - Envie sua opinião por e-mail ou poste sua mensagem no Facebook.
Anuncie - Mensalmente, o ALEF News envia notícias para 1,2 milhão de e-mails de assinantes em 40 países. Os disparos da "newsletter" ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras. Para ver uma apresentação e anunciar no ALEF News: acesse aqui.
 
 
 
 
 
 
 
Depoimento de Benjamin Netanyahu,
primeiro-ministro de Israel, sobre a "Rio+20"
Israel tem o prazer de fazer parte da "Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)", no Rio de Janeiro. Desenvolvimento sustentável é, na realidade, fazer mais com menos. E, nesta área, em fazer mais utilizando menos, Israel é difícil de ser superado. Um exemplo é a água. Israel hoje é um líder mundial em eficiência no uso de água. Nós reutilizamos 77% do nosso esgoto municipal. Depois de nós, o segundo melhor país do mundo reutiliza 17%. Essa é uma diferença muito grande. Israel também é o líder mundial em irrigação por gotejamento, sendo que mais de 90% das nossas culturas irrigadas utilizam esta técnica. Devido a essas e outras inovações, os israelenses usam menos água per capita hoje do que fazíamos há algumas décadas atrás, apesar de termos mais recursos. Isso realmente supera a tendência mundial. E quanto à comida? Neste campo Israel também tem sido um líder inovador. Por exemplo, há trinta anos, um visionário israelense fundou a primeira fazenda de gado leiteiro computadorizada no Kibutz Ofikim, no Vale do Jordão. Em pouco tempo, Afikim tornou-se líder mundial na produção de leite. Hoje esse mesmo kibutz está exportando seu "know-how" e informatização de fazendas para mais de 50 países ao redor do mundo. Já em energia, as empresas israelenses têm sido líderes, por décadas, na tecnologia de energia solar-térmica.
Estas são todas as coisas que Israel já fez. Mas acredito que as contribuições mais significativas de Israel para o desenvolvimento sustentável ainda estão por vir. No que se refere à água, Israel está desenvolvendo tecnologias de ponta em dessalinização, conservação e muitas outras áreas. Nos alimentos, as principais instituições de pesquisa, como o Instituto Volcani, famoso braço de pesquisa de Israel, tem feito descobertas notáveis que poderiam revolucionar a produção agrícola em todo o mundo. No campo de energia, Israel lançou uma iniciativa nacional para acabar com o pior vício do mundo - a dependência do petróleo. Este vício alimenta o terrorismo e envenena nosso planeta. Nós pretendemos gastar mais de U$ 400 milhões neste programa durante a próxima década. Ao mesmo tempo, também estamos incentivando o desenvolvimento de um mercado local para os carros elétricos. Esperamos que Israel torne-se um laboratório para os carros alternativos de amanhã, assim como um centro global de tecnologias e inovações. Quando se trata de desenvolvimento sustentável, o futuro em Israel promete ser muito brilhante. Hoje Israel pode ser o campeão do mundo em fazer mais com menos, mas no futuro, nós pretendemos fazer ainda muito mais com muito menos.
Assista ao comunicado do primeiro-ministro. : acesse este link.
Assista ao comunicado do representante oficial do governo israelense na "Rio+20", o ministro do meio ambiente, Gilad Erdan: acesse este lin
k.
Comente - Envie sua opinião por e-mail ou poste sua mensagem no Facebook.
Anuncie - Mensalmente, o ALEF News envia notícias para 1,2 milhão de e-mails de assinantes em 40 países. Os disparos da "newsletter" ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras. Para ver uma apresentação e anunciar no ALEF News: acesse aqui.
 
 
 
 
 
 
 
A partir de amanhã (dia 19 de junho), o psicanalista Joel Birman vai ministrar o curso "Sujeito, Memória, História", na Casa do Saber (Lagoa/RJ).
O professor Jayme Leão Guitmann receberá pela Clínica de Odontologia da Universo uma homenagem pelos anos de dedicação ao magistério e por sua contribuição valorosa na formação de grandes profissionais da odontologia brasileira. De acordo com a instituição, "sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por grandes feitos para classe odontológica".
A Galeria de Arte Metara (Ipanema) vai realizar hoje (dia 18 de junho), às 20h, vernissage coletiva de 20 obras de artistas que se inspiraram na "Rio+20" para criar trabalhos inéditos. Eles utilizaram, nas telas, materiais reciclados e pigmentos naturais. Nas fotografias, retrataram a cidade do Rio de Janeiro sob um olhar insólito. No evento "Metara+20", será lançada camiseta com o slogan "Eu Rio muito" (frente) e "Eu Rio+" (costas), idealizada pela artista plástica Susi Cantarino, que atuou na "ECO 92". Também já confirmou presença no evento o ex-ministro da Justiça em Israel, Yossi Beilin. A mostra vai até o dia 02 de julho.
A National Geographic acaba de lançar uma revista especial sobre energia. O destaque é o texto "O exemplo do Brasil: o país precisa de energia para crescer e movimentar a economia. E tem investido, com relativo êxito, em fontes renováveis para reduzir o consumo dos derivados de combustíveis fósseis", texto assinado pelo físico José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente durante a "Eco-92".
O DJ Marcelo Berman será o responsável pela abertura do show que Gilberto Gil fará hoje (dia 18 de junho), às 21h, no Vivo Rio, durante a "Rio+20".
Ontem (dia 17 de junho), Daniel Wainstock e seus primos, Eduardo e Guilherme Wainstock Benchimol, entraram no gramado do Engenhão junto com os jogadores do Flamengo, que venceu o Santos por 1x0.
Daniel Wainstock entrando no gramado do Engenhão de
mãos dadas com Vágner Love e, à direita, vibrando com o Flamengo
Os primos Daniel Wainstock,
Eduardo e Guilherme Wainstock Benchimol
Ti-Ti-Ti: você é notícia!
Envie notícias para esta coluna: acesse aqui. Fale conosco: acesse aqui.
Oportunidades profissionais
As empresas cadastradas no "Projeto AvodáRio" estão oferecendo as seguintes vagas: estagiário de direito, estagiário engenharia civil, organizador de evento, departamento administrativo, coordenador de RH. O "AvodáRio", que tem o apoio do ALEF News, é um projeto gratuito que visa recolocar candidatos no mercado de trabalho e auxilia empresas com currículos dentro do perfil solicitado. Informações: (21) 2266-2415 e (21) 8018-2288, e-mail e site.
Rezas e falecimentos
- Para comunicar rezas e falecimentos: acesse aqui.

(21) 2502-9933 - E-mail - Site
 
 
 
 
 
 
 
Dia 18 de junho - Alberto Mário Ferreira Pinhal, Allan Feller, Aline Brunner, Artur Herchcovith, Carolina Malka Y. Negri, Clara Azulay, Danny Adler, Debora Abenhaim, Elias Balassiano, Elisa Alhadeff, Idel Kaplan, Jacob Bryskier, Janete Cozer, Luiz Kohn, José Bernardo Godomiczer, José Adissi, Lewis Sckolnick, Manasse Ambram, Marcio Gorodicht, Miriam Passy, Natan Benchimol, Nathaly Madmoun, Nicim Goldeman, Paula Lederman, Renata Sancovsky, Richard Sabah, Rosely Zalmon, Salomão Mandel, Samuel Szajdenfisz, Sara Chreem, Samuel Franklin Benoliel, Semita Barzellai, Solange Zajdenweber.
Dia 19 de junhoAstrid Arbetman, Daniel Tovil, Donald Cohen, Eliane Fridman, Elie Atie, Fernando Bhering, Henrique Veltman, Helena Levy, Ida Apor, Janete Valansi, Jefferson Caster, Karina Kupfer, Liana Stilben, Lilian Sosman, Marco Mansur, Mariana Lewin, Mario Druker, Miriam Rosembrach, Miriam Srour, Nathalie Argalji, Nissim Goldman, Paulina Harari, Paulo Froimtchuk, Regina Szwarcfing, Renata Cotarelli, Sara Herszenhaut, Victor Somogyi.
Dia 20 de junhoAlessandra Levy, Alexandre Schvartzer, Alfredo Szterenbuch, André Menache, Avi Najman, Beny Chor, Bettina Orenbuch, Branca Feldman, Clara Spilberg, Clara Balassiano, Dan Oberman, Daniel Burla, Deborah Flinker, Elias Balassiano, Ezequiel Mizrahi, Frida Fischler, Gabriel Doctorovich, Glicia Nahon, Irene Grinspun, Joyce Rapoport, Luciene Levokovits, Molka Waynberg, Manoel Goldman, Marcia Elblink, Marcelle Snaider, Marcelo Wasserman, Maria Luiza Nigri, Mariana Leoratto Severo, Moyses Tayah, Priscila Beloch, Priscilla Fichman, Raquel Nigri, Rachel Simantob, Rafael Roizenblit, Ricardo Sadicoff, Rose Schlesinger, Safhira Diamante, Samuel Sechter, Shimon Goldblum, Shelly Segal, Simone Frydman, Zatir Ciprian.
Aniversariantes - Consulte a lista completa: acesse aqui. Inclua seu nome na lista de aniversariantes: acesse aqui. Fale conosco: acesse aqui.
Anuncie - Mensalmente, o ALEF News envia notícias para 1,2 milhão de e-mails de assinantes em 40 países. Os disparos da "newsletter" ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras. Para ver uma apresentação e anunciar no ALEF News: acesse aqui.
 
 
 
Fique por dentro
Agenda: programação completa de eventos da comunidade judaica: acesse aqui.
Consulte sites e telefones das instituições judaicas: acesse aqui.
A Wizo-Rio marcou presença na passeata contra presença de Ahmadinejad na "Rio+20" - Atendendo ao chamado das lideranças comunitárias, as chaverot Wizo-Rio de diversos grupos marcaram a sua importante presença na marcha "Intolerância não se sustenta", promovida ontem (dia 17 de junho) na Praia de Ipanema, com o objetivo de demonstrar publicamente e de chamar a atenção dos governantes brasileiros sobre a insatisfação de vários segmentos nacionais defensores dos direitos humanos, diante da visita do presidente iraniano Ahmadinejad ao evento "Rio+20". Negando o Holocausto e apregoando a retirada do mapa do Estado de Israel, o governante iraniano representa claramente o preconceito, o desrespeito as diferenças e adversidades, e a intolerância. Assim, sua presença deve ser vista com restrições, pelo menos para todas aquelas que trabalham pela paz, pela coexistência e pela solidariedade, como as chaverot Wizo em mais de 50 países do mundo.
Saiba mais sobre a Wizo-Rio: acesse aqui.
Leia a programação completa de eventos da comunidade judaica: acesse aqui.
Informe TTH Bar-Ilan: aula com Rav Galinsky encanta alunos - Alunos do 6º e 8º anos do Fundamental II vivenciaram uma linda experiência: Rav Galinsky, um sofer stam – aquele que escreve, manualmente, livros de Torah, Tfilin e Mezuzot – demonstrou, na prática, como executar seu trabalho, etapa por etapa. O pergaminho, a tinta, a pena, como se escreve, a minuciosa verificação dos textos, a montagem das caixinhas dos Tfilin, cada detalhe despertou o interesse dos jovens, que não deixaram de fazer perguntas, tirar dúvidas e satisfazer suas curiosidades.
Saiba mais, veja mais fotos: acesse aqui.
Leia a programação completa de eventos da comunidade judaica: acesse aqui.
Bat-mitzvá de alunas do Liessin reúne mais de mil pessoas na Hebraica-Rio - As 36 alunas do 7º ano do Ensino Fundamental do A.Liessin-Scholem Aleichem celebraram bat-mitzvá diante de mais de mil convidados. Entre fevereiro e junho, as alunas aprendem sobre seu papel na tradição e na cultura judaica, além de exercitarem valores como a "Tzedaká" (Justiça Social). Representando o Diretório de Pais, Fabio Goroditch discursou para as bnot-mitzvá. A cerimônia marca a maioridade religiosa das meninas, e representa a continuidade de nossa tradição, um compromisso central do Liessin. Fotos: Roberto Guenon.
Saiba mais, veja mais fotos: acesse aqui.
Leia a programação completa de eventos da comunidade judaica: acesse aqui.
 
 
Apresentação
Criado em 1995, o ALEF News (http://www.alefnews.com.br) é direcionado aos leitores interessados em informações sobre Israel e o mundo judaico: publica novidades, estimula debates e promove eventos sócio-culturais. Mensalmente, o ALEF News envia notícias para 1,2 milhão de e-mails de assinantes espalhados em 40 países. Os disparos da "newsletter" ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras. Além disto, o ALEF News possui mais de 10 mil "seguidores" nas redes sociais, que compartilham com seus amigos o conteúdo publicado.
Nossas ações de marketing na Internet seguem integralmente as mais rigorosas políticas de boas práticas. Somos contra o "spam" e respeitamos a sua privacidade. Caso você não queira receber o ALEF News, basta solicitar que seu e-mail será retirado imediatamente do nosso banco de dados: excluir.
Os banners, cartazes promocionais, materiais publicitários, cartas, mensagens, artigos e opiniões publicadas neste informativo são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É terminantemente proibida a reprodução do conteúdo do ALEF News sem a seguinte citação: "Fonte: ALEF News/Israel e o mundo judaico (www.alefnews.com.br)".
 
Caso não queira receber esta "newsletter", acesse aqui.
 
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link

Nenhum comentário: